Pular para o conteúdo principal

Qual é o seu tamanho?

 É muito difícil não se sentir pequeno nesse mundo, né? Quer dizer, você é apenas um entre 7,7 bilhões de outros seres humanos.

(que ainda é 169,3 bilhões a menos que a fortuna do Jeff Bezos)

E esse número nem parece tão grande se a gente considerar que divide a Terra com 1 quatrilhão de formigas, por exemplo.
(Você sabia que as formigas se comunicam por telepatia? Elas são muito mais legais que a gente!)

Mas a nossa população ainda tem mais indivíduos que a da Cheeta Indiana, que hoje, está em situação de extinção. Isso porque a gente caçou e destruiu o ecossistema delas até que elas desapareceram do seu habitat natural. Então eu acho que a gente ganhou das Cheetahs?

(Ehhh… que vitória hein?)

Aliás, também estamos ganhando do Lobo-Vermelho, do Tigre-de-bengala, Rinoceronte de Java e quase 1 milhão de outras espécies em risco, que podem estar extintas até 2050. A grande maioria, por motivos como tráfico de animais, queimadas, desmatamento, construção de hidrelétricas, poluição e caça predatória. Sabe qual número que aumentou? O da população de gado! Em 2020 alcançamos 215 milhões de cabeças! Claro que eles vão ser mortos para produção de carne, então acho que eles não contam.

(E não to falando só dos eleitores do atual presidente) 

Além de mais numerosos, nós também queremos ser os maiores. Talvez seja por isso que a gente construa prédios cada vez mais altos. Por exemplo, por muito tempo, a construção humana mais alta do mundo foi a Pirâmide de Gizé com 146 metros, em 1900 era o Philadelphia City Hall com 167 metros, hoje é o Burj Khalifa em Dubai com 828 metros. E já tem mais dois prédios em construção que pretendem bater esse número.
(Apesar que eu acho que essa pontinha no final é trapaça)

Parece que a gente quer compensar alguma coisa com o tamanho dos nossos prédios. Quero dizer compensar o nosso tamanho, porque nós nos sentimos pequenos dentro do planeta. 

A Terra tem 40 mil quilômetros de circunferência na Linha do Equador, e para dar a volta no planeta você levaria por volta de 11.5 meses, isso se você não parar para comer, dormir e ignorar pequenos obstáculos como montanhas e oceanos.

(se você acredita na Terra plana leva mais tempo)

Agora se você quiser chegar até a Lua é melhor ir de bicicleta, daí só vai demorar 267 dias pedalando direto para percorrer os mais de 384 mil quilômetros.

(Nesta distância cabem 30 terras, ou toda a fortuna do Jeff Bezos empilhada em moedas... 20 vezes!) 

Se você continuar sua viagem  espacial, por favor tire fotos para colocar no "insta". O nosso satélite mais distante, o Voyager 1 Space Probe, tirou uma foto da Terra no caminho dele.

(Essa é a Terra. Aquela briga na internet não parece grande coisa agora né?)

Agora, a sua bicicleta pode derreter a caminho do sol. Daí é melhor ir de carro e você chega rapidinho em 106 anos! Vira duas à direita e vai reto toda a vida para chegar na Alpha Centauri, a estrela mais próxima do nosso sistema. De carro vai demorar só seis vezes a idade do universo.

(leva um lanchinho!)

E tudo isso está dentro da nossa galáxia: a Via Láctea. Essas são todas as estrelas que você consegue ver a olho nu quando olha pro céu à noite:

(Via Soja se você for alérgico...muito ruim essa mas sou eu mesma que edito o blog então está mantido)

E a nossa galáxia está curtindo com um grupo de outras galáxias no Superaglomerado de Virgem, que ainda é muito pequeno em relação a todo o universo observável que possui 2 trilhões de galáxias e tem mais estrelas do que existe grãos de areia na Terra.

(quem foi que contou?)

Já está se sentindo pequeno o suficiente? Então vamos falar de coisas pequenas...

Todas essas estrelas são feitas de carbono, nitrogênio e oxigênio. Sabe o que mais é feito destes elementos? Você! Sim, você e toda a vida aqui na Terra, já pensou nisso? Nessa obsessão por grandeza, nós esquecemos que nosso lado mais interessante está em uma das nossas menores partes, os átomos!

(pequeno universo dentro de você)

Acontece que no início do universo, as estrelas mais densas colapsaram e explodiram, fazendo parte das nuvens de gás que criaram sistemas solares, como o nosso! Com planetas que tinham todos os elementos da vida. Vida como nós! Deu pra entender? Você é feito de estrelas!

Então, citando o astrofísico Neil deGrasse Tyson “Nós estamos no Universo, mas o mais importante é que o Universo está em nós!”.

Quer dizer que você, eu e o Jeff Bezzus, somos parte das Cheetas, das florestas, do prédio mais alto do mundo, de todos os grãos de areia na Terra, das estrelas que formam os trilhões de galáxias que formam todo o universo observável.


Já está se sentindo grande o suficiente?


Ass: Helen






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preciso mesmo fazer a minha parte?

Quando eu estou estressada com as notícias do mundo, minha tia me conta a mesma história que ela contava quando eu era criança: A floresta estava pegando fogo e todos os animais começaram a fugir. Mas de repente, eles viram que o passarinho voava em direção ao rio, pegava um pouco de água no bico, voltava e jogava nas chamas. Outros animais, bem maiores, perguntavam: “O que você está fazendo? Você nunca vai conseguir apagar o fogo sozinho!” Ao que o passarinho respondia: “Estou fazendo a minha parte!” A lição é linda! Mas eu não sei se conseguia alcançar o efeito desejado de me acalmar.  Eu sempre ficava pensando que esse passarinho ia morrer queimado enquanto os outros animais fugiam, que é sacanagem os outros animais não estarem ajudando (quer dizer, o elefante já é equipado com uma mangueira), e por fim, que o incêndio foi provavelmente causado por humanos, que são geralmente os culpados por incêndios em florestas, e então, eu voltava a pensar nos problemas do mundo… E problemas não

Animação "Refloresta"

Confira o curta "Refloresta", primeira animação do nosso grupo, feita para a campanha de mesmo nome do cantor Gilberto Gil! Abaixo você também confere o processo de criação do curta: